Psicologia
| 10 de julho de 2020
Por adminfreudiano
Com o novo corona vírus, o COVID-19, e com tantas medidas preventivas instaladas em nosso cotidiano, somos lançados nas experiências e transformações novas que veem acontecendo. Vivemos tempos de mudanças em diversos campos, sejam eles econômicos, sanitários e sociais. Estas mudanças nos demandam também mudanças comportamentais e afetivas. O fato de estarmos vivendo uma pandemia já traz bastante ansiedade, com isso devemos fazer sempre a nossa parte.
Alguma dessas mudanças vêem pra ficar de vez. Uma delas é o uso quase constante das máscaras, do álcool gel e em momentos de doença como gripes iremos também nos cumprimentar sempre a distância. Remetendo-nos ao sentido do auto-cuidado e também do cuidado com o outro. E nesta perspectiva uma outra mudança que vem pra ficar, para alguns e em algumas situações é o atendimentos on-line, seja pela distância, por viagens a trabalho, ou por impossibilidade de chegar ao consultório. Esse modelo de atendimento, demonstrou que não existe barreiras para se cuidar, que quem deseja e pode se cuidar sempre terá uma alternativa e possibilidade.
E com essas mudanças, nos profissionais também precisamos nos adaptar. E uma das principais funções dessa adaptação é proporcionar a mesma segurança e sigilo que proporcionamos em consultório físico. Isso vai desde ter um bom equipamento de áudio e vídeo até resguardar que somente você terapeuta se encontra naquele local.
Outro ponto e não menos importante que o primeiro é estar em dia com os Conselhos, CFP e CRP, todos os cadastros em dia inclusive aquele em que autoriza o terapeuta a fazer esse atendimento. Não são todos os profissionais que são autorizados a fazer e praticar esse modelo de atendimento. E por conseguinte segue os demais padrões de rigorosidade, como anotações de prontuários, controle de frequência e pagamentos e também a capacidade de fazer uma avaliação se esse modelo de atendimento está servindo para seu paciente.
Depois de todos esses cuidados éticos e técnicos tomados, cabe lembrar que algo também mantém sua inalterabilidade, a necessidade de um acolhimento e uma escuta atenta e humanizada.
Por isso faço um convite, a você que acredita, precisa e pode cuidar-se, em tempos de tantas mudanças, cuidados e instabilidade, permita-se compreender suas emoções e afetos e o quanto cada situações pode modificar o seu ser.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.